Total visualizações

21 outubro 2009

Literatura e Tecnologia


Fotos: Alexander e Eda, 10º A. Biblioteca M. Torres Vedras. 20 Out.09


Literatura e tecnologia
- compatíveis e compensatórias -
Em pleno século XXI acredito, e quero continuar a acreditar, que os livros e os meios audiovisuais são indiscutivelmente compatíveis.Os livros acompanham-nos desde sempre, são uma base essencial ao ser humano sem a qual já não viveríamos pois ajudam-nos a pensar e a ter espírito crítico. A tecnologia, por sua vez, assume um papel de suporte importante, ao estimular os interesses pessoais e necessidades de cada um, sendo portanto complementar da literatura.
Nos últimos tempos, o futuro da literatura parece preocupar-nos, pelo menos àqueles que, como eu, não dispensam o livro na mesa de cabeceira, ou na mala para sempre que se tem um tempinho livre. Assim, alguns consideram o mundo actual, repleto de novas tecnologias que avançam do dia para a noite, incompatível com a cultura escrita, por considerarem esta mais complexa.


Outros, mais progressistas, acham que um livro em suporte digital é muito mais apelativo, pois para além do seu acesso ser fácil e rápido, têm em conta o facto de poderem carregar verdadeiras bibliotecas com apenas um computador. Por um lado, o mundo por imagens dá-nos uma visão mais próxima da realidade, por outro, a reflexão que propicia a leitura individual e silenciosa de um livro está a ser substituída por uma cultura mais dispersa e superficial transmitida pelos meios audiovisuais.

A literatura está entre nós há muitos séculos, mas antes de existir em livro impresso como o que nos é dado a conhecer hoje, havia em manuscrito. O livro electrónico de agora imita o formato do livro impresso, do mesmo modo que este antes herdara diversas características do livro manuscrito. Embora admitindo que existam alguns documentos, como revistas científicas às quais teríamos dificuldades de acesso se não fossem as tecnologias como a internet, é do senso comum a necessidade e funcionalidade da escrita para objectivar o conhecimento teórico-prático, incluindo aquele a que acedemos através desses meios tecnológicos de divulgação.


Posto isto, defendo a compatibilidade da literatura e da tecnologia e considero esta última um reforço da primeira, de modo a alargar os horizontes do leitor. O suporte escrito nunca deve acabar e a tecnologia deve continuar a avançar para que hoje e amanhã a leitura continue a fazer parte do nosso dia-a-dia.

Laura Caetano nº1412ºC
19 Outubro, 2009 22:31

Sem comentários: