Total visualizações

14 dezembro 2011

Fernando Pessoa não existe!

"Fernando Pessoa não existe, propriamente falando. Quem nos disse foi Álvaro de Campos, um dos personagens inventados por Pessoa para lhe poupar o esforço e o incómodo de viver.
E para lhe poupar o esforço de organizar e publicar o que há de mais rico na sua prosa, Pessoa inventou o Livro do Desassossego,
que nunca existiu, propriamente falando, e que nunca poderá existir. O que temos aqui não é um livro mas a sua subversão e negação, o livro em potência, o livro em plena ruína, o livro-sonho, o livro-desespero, o antilivro, além de além de qualquer literatura".

Richard Zenith
Dispormos do Livro do Desassossego online é um acontecimento.

Tem muito a ver com a discussão do nosso debate.

2 comentários:

Anónimo disse...

Na poesia ortónima de Fernando Pessoa existe, a meu ver, uma estrofe do texto Autopsicografia que traduz a ideia principal desta escrita: "O poeta é um fingidor./ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sentes."
Tal como disse Fernando Pessoa, "um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos" mas, neste caso, o poeta não tem necessáriamente de sentir o que escreve e é por isso que Fernando Pessoa se tornou um dos maiores génios da literatura. Foi esta sua capacidade de inerpretar e compreender as coisas e as pessoas à sua volta, ou melhor, foi a sua capacidade de "abrir a janela para dentro". "O hábito único de sonhar possibilitou uma extraordinária nitidez de visão interior".
Quando se fala na poesia ortónima de Fernando Pessoa também se pode associar a uma unidade de opostos, ou seja, binómios. Consciência-Inconsciêcia e sentir-pensar são dois binómios em que Fernando Pessoa se baseia. Por exemplo no poema "Ela canta, pobre ceifeira" está presente o binómio consciência-Inconsciência, por exemplo: "Ter a tua alegre inconsciência/ E a consciência disso!". No poema "Isto", por outro lado, o binómio sentir-pensar pode-se notar na 1ª estrofe: "Eu simplesmente sinto/ Com a imaginação./ Não uso o coração".
Ou seja, conclui-se que Fernando Pessoa adopta uma postura e consciência que "o poeta é um fingidor" e tudo o que escreve não é resultante dos seus sentimentos ou estado de espírito, mas sim de uma capacidade intelectual de "sentir com a imaginção"...

João Francisco Bastos nº 12

Anónimo disse...

João Francisco

Obrigada pelo teu contributo.

Está bem (para esta fase, claro!).

Creio que poderás melhorar o seguinte:

1. Em "e compreender as coisas e as pessoas à sua volta, ou melhor, foi a sua capacidade de "abrir a janela para dentro". - clarificar em que medida olhar para dentro foi a forma de compreender os outros, referindo, por exemplo, a multiplicação,a "despersonalização,o chegar à unidade através da diversidade.

2. Em "Pessoa adopta uma postura e consciência que "o poeta é um fingidor", reescrever; sugiro deites fora a "postura"(questao de voc.) e melhore a sintaxe.

Atenção ainda às palavras "necessariamente" (adv. modo já não têm acento gráfico) e"interpretar".

NS