Total visualizações

29 setembro 2009

A crítica

A escrita de Ricardo Araújo Pereira (ver entrevista) é, por vezes, desvalorizada pela maioria de nós. O leitor tende a considerá-la como uma divertida crónica da sociedade e dos seus costumes, mas chega a desprezar o que o humorista transmite nas “entrelinhas”. De carácter crítico, como é já habitual nos seus textos, Ricardo Araújo Pereira domina na perfeição a ironia nesta crónica, a qual nos leva a ver a realidade incrédula em que vivemos.

Este texto contesta o procedimento minucioso, elaborado pela Direcção Geral de Saúde sobre como se deve lavar as mãos, de modo a evitar o contágio do vírus da Gripe A. Não que o autor esteja a criticar esta iniciativa, mas sim o modo como está estruturada: obriga os cidadãos a lerem alguns dos passos por duas vezes, ora por serem tão óbvios que são inacreditáveis, tal como molhe as mãos com água”, ora tão complexos que não os conseguimos executar apenas com uma leitura, por exemplo “parte de trás dos dedos nas palmas opostas com os dedos entrelaçados”. Critica-se assim, a inutilidade deste processo.

Mas, que mais poderíamos fazer para nos protegermos da gripe A? Se não fossem tomadas quaisquer medidas, criticaríamos. Assim fazemos o mesmo. Não será porque há, de facto, pouco a fazer?

12ºC Ana Gomes, Bruno Vale, Catarina Custódio, David Santos, Filipa Antunes
27 Setembro, 2009 18:45

2 comentários:

Noémia Santos disse...

Podem - e devem - comentar os textos dos colegas; é uma forma de praticar o espírito crítico e treinara escrita.

Noémia Santos disse...

De preferência devem fazê-lo nos comentários do dia em que foi publicado o texto que desejam abordar. É mais fácil para quem lê perceber as vossas opiniões.