Total visualizações

04 janeiro 2016

Ainda sobre Fernando Pessoa ortónimo

Mais um contributo para a leitura de Fernando Pessoa ortónimo

A poesia de Fernando Pessoa ortónimo baseia-se em binómios e em interpretações antagónicas, tais como a antítese consciência/inconsciência, pela qual o poeta mostra, nos vários poemas, uma predilecção. A inconsciência inocente que o autor cobiça está associada a um sentimento de leveza e liberdade, a uma nostalgia dos tempos de infância, a que faz constantemente referência. O desencanto e a angústia pelo presente provocam nele uma certa inveja pela felicidade inconsciente de outros, tal como é perceptível quando escreve: “Gato que brincas na rua/ Como se fosse na cama/ Invejo a sorte que é tua/ Porque nem sorte se chama” ou quando se dirige à ceifeira: “Ah, poder ser tu, sendo eu!/ Ter a tua alegre inconsciência”.

Outra das marcas na poesia de Fernando Pessoa é o binómio sentir/pensar, que está presente, por exemplo, em "Autopsicografia": “Gira, a entreter a razão/ Esse comboio de corda/ Que se chama o coração”, mencionando o efeito de distracção que o coração pode provocar na razão. Esta ideia também está presente nos versos “Eu simplesmente sinto/ Com a imaginação/ Não uso o coração”, onde o poeta evidencia a intelectualização das emoções.

Um dos pontos fulcrais para Fernando Pessoa, na poesia ortónima, é a sua auto-descoberta, focando-se o sujeito poético nas questões mais complexas e longínquas do ser,  que lhe despertam uma angústia perante si próprio: “ Querendo, quero o infinito./ Fazendo, nada é verdade./ Que nojo de mim me fica.”

Fernando Pessoa, servindo-se dos seus poemas reflexivos, onde a musicalidade e o ritmo estão sempre presentes, procura conhecer a humanidade através da exploração de si próprio, como refere o semi-heterónimo Bernardo Soares: Nunca tive outra preocupação verdadeira senão a minha vida interior. As maiores dores da minha vida esbatem-se-me quando, abrindo a janela para dentro de mim, pude esquecer-me na visão do seu movimento.


Ler excerto de Livro do Desassossego

Catarina Custódio e Filipa Antunes (ex-12ºC-2009)




Sem comentários: