Total visualizações

25 janeiro 2009

Os Lusíadas no telemóvel, iPod ...


'Os Lusíadas' poderão ser lidos no telemóvel
Biblioteca Digital. Instituto Camões arranca com 'site'
Mais de 220 milhões de falantes terão acesso a documentos portugueses


(...) Com a inauguração da Biblioteca Digital Camões, Os Lusíadas ficam disponíveis para leitura em eReader, iPod Notes, Plucker, Mobipocket, telemóvel.

Acessíveis aos visitantes do site do Instituto Camões (www.instituto-camoes.pt) permanecerão agora à volta de 1200 documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. (...)
Este projecto de disponibilização em linha de obras da língua e cultura portuguesas, por meio da Biblioteca Digital Camões, está, segundo soube o DN, aberto à participação de instituições públicas ou privadas.
O Centro Virtual - Biblioteca Digital Camões tem vários parceiros institucionais. Para já, a Imprensa Nacional vai ceder obras esgotadas do seu catálogo, do domínio público para descarga gratuita; e outras em função de negociação de direitos de autor (Prelo, Colecção Essencial, etc.). A Porto Editora dá acesso, por outro lado, à colecção de clássicos portugueses e, a partir de dia 22, de forma ilimitada e gratuita, ao dicionário de português e à Infopédia para utilizadores de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.Serão cedidos pela Direcção-Geral da Biblioteca e do Livro (DGLB) direitos de publicação do acervo da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, bem como, pela Miso, partituras de música portuguesa sécs. XIX, XX e XXI.O Instituto de Investigação Científica e Tropical porá à disposição Gavetas da Torre do Tombo, enquanto a Editora Quimera disponibilizará ainda a Colecção Vicente (edição crítica da obra completa de Gil Vicente).
Na Biblioteca Digital, poder-se-á também consultar textos de grandes autores

ANA MARQUES GASTÃO , Diário de Notícias, 8 de Janeiro de 2009



*************

Sem comentários: