Total visualizações

15 junho 2008

Diálogo Intercultural

Diálogo intercultural: necessidade ou miragem?

Actualmente, poucos são aqueles que não sabem, pelo menos, duas línguas, nomeadamente a sua língua materna e inglês e muitos procuram alargar os seus horizontes, aprendendo francês, espanhol, mandarim, etc. Tudo isto porque, cada vez mais, a mobilidade é maior e nos vamos dando conta da importância do diálogo intercultural, da ligação entre culturas.

O diálogo intercultural permite relações de cooperação e de interajuda. A sua ausência tem ou pode ter prejuízos devastadores. Repare-se no caso recente de Myanmar, que, sendo um estado ditatorial, não permitiu a ajuda de outros países e milhares de pessoas, em consequência de um sismo e de cheias, ficaram desalojadas ou morreram.

Além disso, o diálogo intercultural abre as fronteiras ao desenvolvimento e enriquecimento social e, consequentemente, ao desenvolvimento económico. Exemplo disso é o programa Erasmus ou o mais recente Tratado de Bolonha, que incutem novas formas de pensar e permitem aos jovens , desde cedo, a mobilidade e a criação de relações com outras culturas, aliando a formação académica à formação pessoal. Estas relações trarão benefícios, de um ponto de vista mais alargado, aos países de origem, pois as bagagens culturais destes jovens primarão pela versatilidade e permitirão novas ideias e conquistas.
O diálogo intercultural é essencial e inevitável, pois são tantas as tecnologias que promovem o diálogo - telemóvel, televisão, internet... - que, mais cedo ou mais tarde, nos tornaremos mesmo numa aldeia global. Assim, o lema de hoje em dia é abrir, alargar, cooperar e conquistar: abrir portas ao mundo, alargar horizontes/fronteiras, cooperar com os vizinhos e conquistar novos sucessos!
Lisa Moura, 12º H
15 Junho, 2008 13:42

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Noémia Santos disse...

Atenção

Para quem tem estado a ler estes textos como exemplos de preparação para a reflexão que terão de pensar/escrever em exame, realço o seguinte:
- os parágrafos que aqui faço na publicação dos vossos textos são demasiado curtos para um texto em suporte papel;

- na Internet, costumam fazer-se os parágrafos assim, com menos linhas, para facilitar a leitura;

- no exame, num trabalho, etc. os parágrafos devem ser mais encorpados;

num parágrafo é obrigatório que se apresente/desenvolva uma ideia completa/um argumento documentado. Se o exemplo for breve deve ser apresentado no próprio parágrafo do argumento a que se refere.