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05 junho 2008

Temas para pensar e escrever



Trago para aqui a edição já anteriormente disponibilizada com alguns endereços electrónicos com informação actualizada e fiável sobre os temas escolhidos pelas turmas, para reflexão e escrita:
  • ambiente e temas associados - energias renováveis; energia nuclear...
  • direitos humanos e voluntariado
  • protecção de dados; segurança e privacidade dos cidadãos

Aproveitem bem os textos/as informações; encontrarão desde leis a artigos de opinião. Todos os sítios são portugueses, à excepção de um, em Português do Brasil (crítica ao filme Uma Verdade Inconveniente).


Ambiente

http://www.energiasrenovaveis.com/

Glossário sobre energias renováveis
http://www.energiasrenovaveis.com/Glossario.asp?ID_area=19&tipo_area=Null

Definição dos tipos de energias renováveis: "física e química para quem se lembrou hoje que o teste é amanhã!" (fabuloso título!)
http://web.educom.pt/fq/energia/renovaveis.htm

Relatório sobre ambiente - Portugal, 2006 : dados, gráficos, conclusões
http://www.iambiente.pt/portal/page

Várias artigos/opiniões, num blog do Prof.Dr. Carlos Fiolhais e colaboradores
http://dererummundi.blogspot.com/search/label/

Livros sobre Ciência
http://www.cienciaviva.pt/diga/

Livros sobre energias renováveis
http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/biblioteca.htm

"Blog" - opiniões sobre energias renováveis
http://opiniao.energiasrenovaveis.com/

Muitos artigos, entrevistas... sobre ambiente
http://www.youngreporters.org/article.php3?id_article=1466

Crítica ao filme Uma Verdade
http://www.cineplayers.com/critica.php?id=846

Direitos Humanos e Voluntariado



A mais completa lista de textos nacionais e internacionais sobre Direitos Humanos http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/universais.html

Lista de ligações úteis sobre o tema (organizações, conceitos) http://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/links.htm

ONU - maior organização intrenacional ligada aos direitos humanos

http://www.un.org/english/

Voluntariado Jovem em Portugal http://www.voluntariadojovem.pt/Projectos/Projectos_pesquisa.asp

Portal europeu da Juventude - Voluntariado europeu http://europa.eu/youth/volunteering

Bolsa de Voluntariado http://www.bolsadovoluntariado.pt/home_voluntario.html

Instituto Português da Juventude

http://juventude.gov.pt/Portal/IPJ/OQueFazemos/Protocolos/Voluntariado/


Privacidade, Direitos do Cidadão, Protecção de Dados


Comissão Nacional de Protecção de Dados

http://www.cnpd.pt/bin/faq/faqcidadao.htm

Lei de protecção dados pessoais
http://www.apdt.org/guia/L/Ldados/lei6798.htm

Novo Cartão do Cidadão (inclui Vídeo de divulgação)
http://www.cartaodecidadao.pt/

Videovigilância nas escolas
http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?TemaID=NPL0134&id_versao=16156
http://www.escola.gov.pt/projectos_v_descricao.asp

http://dn.sapo.pt/2005/09/14/nacional/pedidos_videovigilancia_duplicam_por.html

O percurso é:

Consultar os sítios. Retirar informação pertinente. Elaborar uma rede semântica necessária ao tratamento do tema. Ponderar a posição a defender. Fazer um plano, por tópicos. Escrever, garantindo: Introdução, desenvolvimento e conclusão (sem pôr estas palavras, claro; deve perceber-se que é conclusão; estar lá escrito que o é, não muda nada).

Boas Leituras!

Excelentes escritas!

5 comentários:

Noémia Santos disse...

Aos alunos do 12º B

Apesar das notas e reparos que fiz nos próprios textos, aproveitam a circunstância de ter aqui o vídeo, para perceberem bem o que falhou ou foi menos conseguido no Exercício de Interpretação do Oral.

Além disso, é um bom motivo para texto de reflexão.

Noémia Santos disse...

ATENÇÃO

Estes endereços já foram colocados ao vosso dispor há algum tempo.
No caso das instituições e organismos principais devem manter-se os endereços.
Mas alguns outros podem ter mudado. Se assim for, abram um sítio sobre um assunto semelhante ou procurem novo endereço pelo tema.

Anónimo disse...

Big Brother is Watching You

O tema da privacidade versus liberdade foi sempre uma questão polémica.
Já em 1948, quando saiu o famoso livro 1984 da autoria de George Orwell, se sentia a preocupação com a violação do direito à privacidade. Hoje em dia é um tema bastante retratado em filmes, livros, músicas… Um excerto da música Privacidade dos Xutos e Pontapés diz: “Quem não deve, não teme/ Abre-me o teu coração/ Em liberdade, fala verdade/ Eu sou o teu Grande Irmão/ Sei onde tu estás/ Sei sempre onde tu estás/ O que sentiste/ O que tu fazes/ O que pensarás/ Quem vive, quem morre/ Quem come, e quem passa fome/ Passa tudo pela minha mão/ Agradece ao Grande Irmão.”
Por um lado todos temos o direito de fazermos o que queremos à porta fechada, desde coçar o rabo a ter conversas que em público não teríamos por pudor, vergonha, ou qualquer outra razão. Por outro temos o medo, o receio do desconhecido e do que nos possa afectar negativamente: baixar filmes ilegais da internet, assaltos no escuro, construção de bombas caseiras e qualquer outra coisa que possa pôr em risco a segurança ou a integridade pública.
Será que chegámos ao ponto de sermos observados onde quer que estejamos (tudo em nome da segurança!)?
Percebo por que é que existem câmaras de segurança nas lojas, nos bancos e nos supermercados, mas essas, em princípio, não estão a violar a privacidade de ninguém uma vez que têm como objectivo controlar roubos e outros delitos e estão dispostas em locais chave, como as caixas. Nunca em provadores ou casas de banho.
As discussões que creio serem as mais recentes sobre este assunto são acerca da colocação de câmaras de vigilância nas escolas. Entendo que haja escolas que têm problemas de tal forma graves que seja necessário recorrer a esses tipos de vigilância, mas será absolutamente necessário chegar a tanto? Por que é que isso acontece? São escolas em zonas más? Os professores têm medo dos alunos? Por que não aumentar o número de polícias da escola segura pelo recinto? Não há dinheiro? Mas para sistemas de vigilância já há?
O essencial é não invadirmos o espaço privado de segundos e terceiros.
Desde que todos saibamos respeitar a liberdade, o espaço e as opiniões dos outros, não há qualquer necessidade de vigilância e violação de privacidade. A nossa liberdade acaba quando começa a dos outros, o difícil é estabelecer limites, mas acredito que basta ser mais altruísta para o conseguir.
Liberdade acima de tudo!

Noémia Santos disse...

Catarina

Gostei bastante do essencial do texto, em especial da ligação ao quotidiano, da ancoragem em exemplos muito precisos e ...claros.

No entanto, já não apreciei tanto o final. Creio que há algum desfazamento entre o resto do texto - a revelar, com frescura, que a matéria é complexa e tem implicações éticas, políticas,económicas, etc. - e o último parágrafo:
. respostas fáceis e simplistas - "Desde que todos saibamos respeitar a liberdade" (pois, o problema é que não sabemos...se não, não era assunto) ou

"mas acredito que basta ser mais altruísta " (quastão de altruísmo?);
Também a frase feita:"A nossa liberdade acaba quando começa a dos outros" poderá ser substituída por outra com mais força.

A última frase aparece "pendurada".

Que tal reforçares o final?

Noémia Santos disse...

Catarina
Vou publicar, apesar dos reparos.
Se fizeres as alterações, depois republico.