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03 janeiro 2007

Teatro - A Vida em Acção


Almeida Garrett e o Teatro D. Maria II


Ao longo das aulas e através da leitura de textos de Almeida Garrett irão saber aquilo que este escritor, político e cidadão empenhado na vida cultural pensava da importância do teatro na sociedade em que vivia.


Para já, através da pesquisa nos suportes disponíveis, registem(em comentários) as respostas ao seguinte :


Teatro D.Maria II, no Rossio, em Lisboa,
reconstruído após o grande incêndio de 1964


- Que ligação existe entre Garrett e o Teatro D. Maria II?
- Que peças de teatro escreveu Almeida Garrett?
- Qual a peça actualmente em cena no Teatro D. Maria II ?

- Quais são os elementos caracterizadores do género dramático?
- O que é uma tragédia, em termos teatrais?
- O que são as didascálias?

6 comentários:

Anónimo disse...

1- Quando almeida garret se dedicou à politica, em 28 de Setembro de 1836 é incumbido de apresentar uma proposta para o teatro nacional, o que faz propondo a organização de uma Inspecção-Geral dos Teatros, a edificação do Teatro D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

2- Escreveu peças tais como "frei luis de sousa" e " um auto de gil vicente".

3- "Ana e Hanna"?

4- (fazemos depois...em pesquisa:P)

5- Tragédia é uma forma de teatro, com origens na Grécia Antiga. que se caracteriza por finais trágicos.

6- As didascálias são os textos informativos para que os actores possam entrar como deve ser na personagem: as acções, como deve ser o cenário onde decorre a cena, como deve o actor interagir com o público em determinadas ocasiões.

André Moreira, João Guapo, David Bastos 11ºH

Anónimo disse...

1. Almeida Garrett encontra-se ligado ao Teatro D.Maria II pois foi ele o criador deste teatro português.

2. Almeida Garrett criou obras como "Frei Luís de Sousa" ; "Viagens na minha terra" ; "Flores sem fruto" ; "Folhas caídas".

3. As peças que se encontram em cartaz no teatro D.Maria II são: "O que diz Molero" e "Anna e Hanna".

4. O drama é caracterizado por tragédias e finais trágicos e dolorosos e que não têm solução.

5. Tragédia serve para designar um acontecimento doloroso, catastrófico, acompanhado de muitas vítimas, ou ainda para descrever o desenlace de uma paixão qualquer que redundou num horrível assassinato.

6. Didascálias são textos informativos, expressos na folha de peça, pelo dramaturgo, para que os que a representam tomem certas atitudes ou expressões.

EXEMPLO:

Margarida (correndo)- Oh meu amor!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ana Claudia, Ana Rita, Cristiana

1. Passos Manuel ao assumir a direcção do governo, uma das suas medidas, foi encarregar Almeida Garrett de apresentar um plano para a fundação e organização de um teatro nacional.

2. Frei luis de sousa, falar verdade a mentir, um auto de gil vicente e

Anónimo disse...

1. Em 1836, Passos Manuel, que havia assumido a direcção do governo, incumbe Almeida Garrett de criar (muito mais que construir) um Teatro Nacional entre outras instituições, por forma a dinamizar a cultura do Teatro em Portugal. Assim sendo, Almeida Garrett foi o principal responsável pela criação do magnífico Teatro D. Maria II, que só viria a ter este nome após a sua inauguração, no aniversário da Rainha D. Maria II. Foi neste mesmo teatro que estreou a peça "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett.

2. É sabido que Almeida Garrett é tido como um dos grandes nomes do Teatro português (entre outros géneros de literatura), sendo o autor de inúmeras peças de Teatro, pelo que enunciaremos apenas algumas: os dramas históricos “Frei Luís de Sousa” e “O alfageme de Santarém”, a comédia “Falar verdade a mentir”…

3. A peça actualmente em cena intitula-se “Ana e Hanna” (01 de Dezembro de 2006 a 27 de Março de 2007).

4. Os elementos caracterizadores do género dramático são a ausência de um narrador, que apenas está presente nas didascálias, o destaque das falas das personagens que constituem maioritariamente o texto dramático e a interpretação teatral deste, através do qual são transmitidas emoções.

5. A tragédia é a obra dramática, em verso, destinada a excitar o terror e a piedade, entre tantas outras emoções e reacções, nos espectadores, pela má sorte das personagens nela constantes.


6. As didascálias são apontamentos que indicam elementos de cena, ou seja, as didascálias podem informar acerca do tempo, do espaço (assim como os objectos nele presentes) em que a acção cénica se passa e podem informar da forma como as personagens devem ser apresentadas, quer dizer, se a personagem sorri, suspira, se se encontra fatigada, etc. As didascálias são, desta forma, essenciais para uma percepção dramática da peça.

Anónimo disse...

-> Em 1836, é confiado a Garrett o encargo de apresentar um plano para a fundação e organização de um teatro nacional. Finalmente, em 1849 é inaugurado o Teatro Nacional D. Maria II.

-> Frei Luís de Sousa; Falar Verdade a Mentir; Catão; Mérope; Um Auto de Gil Vicente; Filipa de Vilhena; O Camões do Rossio.

-> Neste momento está em cena a peça (na sala Garrett!) "O Que Diz Molero".


-> Os elementos caracterizadores do género dramático são: hybris, clímax, anagnórise, pathos e anankê. A hybris consiste no desafio às forças superiores, ao destino; o clímax vem da desgraça iminente que nos é apresentada pela forma de presságios, pressentimentos - é o ponto alto da acção; a anagnórise (reconhecimento), no caso de FLS, reconhecimento do Romeiro; Pathos, sofrimento, que é obrigatório numa tragédia/num drama; e anankê (ou destino) que está presente desde o início e nos leva ao derradeiro e triste fim.

-> Uma tragédia é uma peça de teatro com conteúdos dramáticos. Geralmente é escrita em verso e o seu conteúdo está muitas vezes ligado às antigas histórias religiosas, representando a vida dos deuses e o desvario dos homens, numa luta constante entre as forças humanas e as forças do destino que, devido ao fatalismo e à maldição, se impõem. O enredo descreve uma crescente tensão e prende o espectador que vai pressentindo a eminência da catástrofe.

-> Didascálias são todas as informações constantes numa peça de teatro sem serem as falas dadas das personagens. Referem-se a informações que o autor dá sobre o espaço, o ambiente, o cenário, os adereços, o guarda-roupa, a movimentação das personagens e as suas atitudes, reacções e expressões faciais. Normalmente as didascálias fora das falas escrevem-se apenas em itálico; quando respeitam às falas escrevem-se entre parenteses, normalmente a seguir ao nome da personagem ou a algo que a personagem diz.