Total visualizações

13 janeiro 2014

Leituras de Frei Luís de Sousa


Bons textos convocam comentários inteligentes e diversificados. É, como vêem, o caso de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Quanto mais completa e rica for uma obra, mais leituras e interpretações interessantes permite; como se a sua imaginação, criatividade e riqueza convocassem o melhor que há em nós.


Dos comentários apresentados por alunos, anteriormente, deixo-vos uma selecção de respostas possíveis à questão número um, interessantes e distintas. Aguardo as vossas próprias reflexões e respostas
1. Quem é a personagem central?
  • A nosso ver, a personagem central é Maria de Noronha. Ainda que possa ser considerada a mais ingénua e romântica das personagens, Maria assume, desde o princípio, um carácter curioso, extremamente maduro e revela uma noção de realidade, relativamente às situações vividas, inimaginável. Além disso, Maria de Noronha é, sem dúvida, a demonstração de pecado (subjectivo ou não) de D. Madalena e de Manuel presente na obra. (Carolina, Lisa e Rute)
  • Na nossa opinião a personagem central da obra de Almeida Garrett é D. Maria sendo em torno da mesma que a acção se desenvolve, pois é a ela que todas as personagens tentam de toda a maneira proteger. Por outro lado, podia-se considerar D. Madalena personagem principal pelo facto de ter sido o seu pecado a origem de todo o enredo, assim como D. João de Portugal que sempre estivera presente na memória das personagens e que aparecera no final para mudar toda a história. (Ana Carolina, Cidália e Marisa)
  • D. João de Portugal, pois embora não esteja presente na maior parte da história, é constantemente evocado pelas personagens por meio de agouros e medos, e é ele que dá um fim à peça. (Ana Carolina, Ana Catarina e Cláudia)
  • A nosso ver, a personagem central de Frei Luís de Sousa é Dona Madalena pois a história gira em redor de si, através da incerteza da sobrevivencia ou não de D.João de Portugal (seu antigo marido), tendo refeito a sua vida com outro senhor, acabando por ter uma filha deste mesmo, D.Manuel de Sousa Coutinho. (Carlos, Débora e Joana)
  • A personagem principal de Frei Luís de Sousa é Dona Madalena, uma vez que os acontecimentos da história giram à volta do que lhe acontece. Ou seja, apesar do aparecimento de Dom João de Portugal e respectivo desencadeamento, Dona Madalena poderia ter mudado o seu destino se não tivesse casado com Manuel de Sousa, ficando sempre com a angutiosa dúvida da morte do seu primeiro marido. Numa outra perspectiva, Dom João de Portugal pode ser considerado a personagem principal, visto que, se o seu destino tivesse sido a morte, o desenrolar da história teria sido completamente diferente. Isto é, sem esta personagem, o principal acontecimento que "move" a história, e a faz, não aconteceria. (Daniela, Beatriz, Catarina)
Brevemente publicarei os comentários aos vossos textos, para rectificar ou corrigir alguns (poucos, felizmente) erros. Atenção, desde já:
- D. Madalena espera 7 (sete) anos antes de casar de novo;
- O que precipita a mudança de casa é o incêndio que Manuel Sousa Coutinho ateia ao seu próprio palácio para que os espanhóis aí não se instalem ; o pobre do D. João não tem culpa... ele ainda não aparecera! Claro que quando regressa vai ter àquela que fora/é a sua casa, onde agora reside a nova família de Madalena.


Peter Blau, alemão, artista de luz



3 comentários:

Anónimo disse...

O texto - memória descritiva - para o catálogo da Exposição dos trabalhos das Artes, sobre FREI LUÍS DE SOUSA (Abril/2007) deve ajudar quem vê/lê o trabalho a interessar-se pela obra que esteve na sua origem: despertar a curiosidade face às personagens e à história, levar a ler, a querer perceber,a revisitar FLS.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sobre a questão anterior - a Exposição - peçam a ajuda necessária; podemos/devemos reservar aula para escrever a memória descritiva, talvez com a presença da profª Ana Luísa.